1. Seleção de Ativos
Para que se escolham os ativos, governança e processos são palavras-chave. Por isso, são criteriosamente analisadas inúmeras variáveis qualitativas e quantitativas para que se entendam todos os riscos inerentes à cada produto de investimento distribuído e/ou alocado.
O processo de análise e aprovação dos produtos de investimento, principalmente em relação à distribuição de fundos, leva em conta inúmeros fatores, tais como a organização (infraestrutura, transparência, base de clientes e gama de produtos) e a filosofia da empresa (filosofia de gestão e valor agregado). No que se refere à metodologia, verifica-se todo o processo de investimento, sua clareza, as fontes de dados de análise e sua comunicação.
Também são considerados de forma detalhada o histórico, tipo de investimento e custos, bem como a diversificação do passivo. Quanto à carteira de investimentos, são avaliados o método de construção, gestão de risco e características. Ainda há um amplo estudo da performance que contempla o resultado histórico, relação risco-retorno e consistência. Todos esses fatores são analisados à luz da alocação estratégica, tática, diversificação e seleção de ativos.